A formação do profissional nutricionista na percepção do docente

LUZ, Maria Mercês de Araújo et al. A formação do profissional nutricionista na percepção do docente. Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, n.54, pp. 589-601.  Epub Set-2015. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0753.

Este estudo avaliou a formação do profissional de nutrição na percepção dos docentes nutricionistas de uma instituição de Ensino Superior do nordeste brasileiro. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada com vinte professores nutricionistas que ministraram disciplinas do ciclo profissional no período de 1980 a 2008. A principal limitação foi a deficiência de infraestrutura física, de material e de equipamentos, sobretudo para a realização de aulas práticas. Limitações relacionadas à atividade docente e ao conhecimento adquirido pelos estudantes foram mencionadas. Apesar das dificuldades apontadas, melhorias estruturais foram referidas. Adequações adicionais são necessárias na infraestrutura, bem como medidas voltadas para melhor planejamento do trabalho docente e para conscientização do corpo discente do seu papel no processo ensino-aprendizagem, possibilitando a formação de profissionais mais capacitados para o mercado de trabalho.

Palavras-chave : Educação superior; Docentes; Nutricionista.

 

Acesso em:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832015000300589&lng=pt&nrm=iso