Apostas de mudança na educação médica: trajetórias de uma escola de medicina

TEOFILO, Tiago José Silveira; SANTOS, Nereida Lúcia Palko dos e BADUY, Rossana Staevie. Apostas de mudança na educação médica: trajetórias de uma escola de medicina. Interface (Botucatu) [online]. 2017, vol.21, n.60, pp.177-188. Epub 27-Out-2016. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0007.

O objetivo do estudo foi conhecer práticas de ensino-aprendizagem, arranjos institucionais e a participação de diferentes atores em curso de graduação em medicina na cidade de Sobral-CE. Trata-se de estudo qualitativo descritivo, que utilizou-se da entrevista individual e em grupo para coleta de dados. Foram participantes do estudo: coordenadores, discentes e docentes de uma escola pública de medicina. A análise do discurso foi a técnica de análise do material empírico. Os resultados mostraram que os discursos elencaram três apostas de mudança: currículo em módulos como inovação pedagógica, a estratégia da aprendizagem baseada em problemas, e a Estratégia Saúde da Família como eixo estruturante para a mudança na formação. Concluiu-se que os discursos colocam as técnicas pedagógicas em si como o centro do debate. A atenção básica à saúde aparece como espaço por excelência para o acolhimento e responsabilização na produção do cuidado.

Palavras-chave : Medicina; Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas; Saúde Pública.

Acesso emhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832017000100177&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt