Pacientes com câncer compartilham relatos na internet como estratégia de solidariedade

Traços de nossa cultura ganham evidência quando olhamos de maneira desnaturalizada para as formas pelas quais lidamos com nosso sofrimento e padecimento. Um dos traços destacados pelo artigo é a ética somática que perpassa a prática de compartilhar histórias pessoais sobre o câncer em ambientes digitais.

“O médico que eu quero ser” na percepção de estudantes de medicina

O artigo O médico que eu quero ser: auto imagem profissional no Brasil e em Portugal aborda a percepção de acadêmicos de medicina sobre sua auto imagem como médico e fatores que influenciaram a construção da sua identidade profissional.

Ministério da Saúde promoveu desinformação ao defender o “tratamento precoce” contra a covid-19

Qual foi a estratégia de comunicação do Ministério da Saúde brasileiro durante o início da pandemia em relação ao “tratamento precoce”1? Esta foi a pergunta inicial do artigo Linha do tempo do “tratamento precoce” para covid-19 no Brasil: desinformação e comunicação do Ministério da Saúde que realizou a construção de uma linha do tempo visual de janeiro de 2020 até abril de 2021.

Sapatão é só para os íntimos: preconceito contra mulheres lésbicas e bissexuais no cuidado à saúde

Mulheres lésbicas e bissexuais, em virtude da discriminação e preconceito ainda presentes, enfrentam iniquidades e vulnerabilidades que tornam sua situação de saúde bastante complexa. Ao longo das últimas duas décadas, diante de um longo processo de lutas de movimentos sociais, políticas e marcos normativos foram instituídos. Contudo, a despeito de importantes conquistas, ainda é evidente a invisibilidade da homossexualidade de mulheres nas práticas de saúde.

Dinâmicas entre campos de saberes e seus objetos indisciplinados

O texto trata da necessidade de superação dos limites disciplinares para a produção de conhecimentos científicos envolvendo objetos complexos como aqueles que constituem o campo da Saúde Coletiva. Através de cinco autores europeus procura-se discutir as características dos fatos científicos e as exigências epistemológicas atuais.

“A luta é nossa”: vivência de cuidadoras de crianças com síndrome congênita do zika

Cuidar de uma criança com síndrome congênita do Zika vírus (SCZ) é desafiador, devido às necessidades das crianças, ao preconceito social, estresse e renúncia dos cuidadores aos papéis sociais. Diante disso, este estudo buscou analisar a vivência de cuidadoras de crianças com SCZ no contexto familiar e social.

Maternidade na pandemia de Covid-19: transformações naturais desse período, que a pandemia acentuou

O artigo Maternidade em tempos de pandemia de Covid-19: o que nos revelam as mães atendidas em um hospital de referência, aborda a vivência de mulheres na gestação ou puerpério no contexto da pandemia durante atendimento em hospital de referência.

Mães órfãs: a banalização da vida na separação de mulheres e seus filhos

O artigo A dinâmica das violências na separação compulsória de mães e filhos em situação de vulnerabilidade é um exercício cartográfico que pretendeu captar regimes de verdade, práticas de dominação e estratégias de governo para controle da vida de mulheres, em sua maioria, pobres e negras. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Observatório de Políticas e Cuidado em Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre 2017 a 2019, e constitui parte das investigações que foram conduzidas durante a produção da dissertação de Pontes inserida na linha de pesquisa Mães Órfãs.

Saúde mental: potencializando o olhar sobre estudantes que vivenciam o sofrimento emocional

O artigo Saúde mental e interseccionalidade entre estudantes em uma universidade pública brasileira se debruça sobre a análise de relatos de experiência de sofrimento mental de estudantes de graduação, sob a perspectiva da interseccionalidade. Ao longo do estudo, foi demonstrado como esta é uma ferramenta conceitual que pode qualificar a observação dos efeitos das iniquidades sociais e sua relação com a saúde, aportando conhecimento relevante que pode auxiliar na construção de estratégias de enfrentamento pessoais e/ou institucionais.