O texto trata da necessidade de superação dos limites disciplinares para a produção de conhecimentos científicos envolvendo objetos complexos como aqueles que constituem o campo da Saúde Coletiva. Através de cinco autores europeus procura-se discutir as características dos fatos científicos e as exigências epistemológicas atuais.
Cuidar de uma criança com síndrome congênita do Zika vírus (SCZ) é desafiador, devido às necessidades das crianças, ao preconceito social, estresse e renúncia dos cuidadores aos papéis sociais. Diante disso, este estudo buscou analisar a vivência de cuidadoras de crianças com SCZ no contexto familiar e social.
O artigo Maternidade em tempos de pandemia de Covid-19: o que nos revelam as mães atendidas em um hospital de referência, aborda a vivência de mulheres na gestação ou puerpério no contexto da pandemia durante atendimento em hospital de referência.
O artigo A dinâmica das violências na separação compulsória de mães e filhos em situação de vulnerabilidade é um exercício cartográfico que pretendeu captar regimes de verdade, práticas de dominação e estratégias de governo para controle da vida de mulheres, em sua maioria, pobres e negras. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Observatório de Políticas e Cuidado em Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre 2017 a 2019, e constitui parte das investigações que foram conduzidas durante a produção da dissertação de Pontes inserida na linha de pesquisa Mães Órfãs.
O artigo Saúde mental e interseccionalidade entre estudantes em uma universidade pública brasileira se debruça sobre a análise de relatos de experiência de sofrimento mental de estudantes de graduação, sob a perspectiva da interseccionalidade. Ao longo do estudo, foi demonstrado como esta é uma ferramenta conceitual que pode qualificar a observação dos efeitos das iniquidades sociais e sua relação com a saúde, aportando conhecimento relevante que pode auxiliar na construção de estratégias de enfrentamento pessoais e/ou institucionais.
Ao terminar a redação de um artigo científico, que deve ser escrito em consonância com um periódico previamente selecionado pelos autores, chega o momento de submete-lo para publicação. Nesse momento o(s) autor(es) deve(m) escrever uma carta de apresentação (cover letter) para o editor do periódico, que normalmente é uma pessoa muito ocupada e recebe uma grande quantidade de textos submetidos. [...]