Construção do estereótipo do “macho nordestino” nas letras de forró no Nordeste brasileiro

forro

BRILHANTE, Aline Veras Morais et al. Construção do estereótipo do “macho nordestino” nas letras de forró no Nordeste brasileiro. Interface (Botucatu) [online]. In press. . Epub 18-Maio-2017. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0286.

Objetiva-se compreender a construção e as modificações da identidade de gênero masculina na Região Nordeste, com base no estudo das letras de forró. A partir das análises das canções como um território semiótico, o corpus da pesquisa conglomera letras de representantes icônicos, de cada período do forró, incluindo desde o compositor brasileiro Luiz Gonzaga até a contemporaneidade. Este corpus organiza-se nas categorias ‘Nordestinidade’, ‘Imagética Masculina’, ‘Imagética feminina’ e ‘Violência de Gênero’. Pode-se apreender que a identidade cultural do nordestino foi historicamente consolidada nos princípios patriarcais. Os discursos do forró comprovaram a adaptação desses preceitos às leis de mercado do mundo globalizado, levando, cada vez mais, a mulher a se perceber como mercadoria e a legitimar sua subordinação. Neste contexto, ressalta-se a relevância da compreensão dos símbolos culturais e de seu papel na construção das subjetividades masculinas e femininas no Nordeste brasileiro.

Palavras-chave : Identidade de gênero; Cultura; Violência de gênero.

Acesso emhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832017005007101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt