Dispositivos pedagógicos de educação em Saúde Coletiva.

RODRIGUES, Elisandro  e  DAMICO, Jose Geraldo Soares. Dispositivos pedagógicos de educação em Saúde Coletiva. Interface (Botucatu)[online]. In press. .  Epub 20-Jul-2017. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0016.

Este texto versa sobre dispositivos pedagógicos de Educação e (em) Saúde, tendo como plano de fundo o tema da medicalização da vida. Inscreve-se na perspectiva teórica da Filosofia da Diferença e opera com a imagem do pensamento como produção do novo, por meio da experiência e do dispositivo pedagógico oficinaulas. Tem como método de pesquisa a Cartografia. Apresenta-se a ideia-força de Clínica de uma Vida, como uma operação micropolítica, para movimentar os processos imanentes na Saúde e na Educação. Finaliza-se trazendo como processo de pensamento três instantes: o Instante Utópico, como sustentação das pequenas luzes; Instante Quaisquer, de produção de estilhaços; e Instante Ludopedagógico, como possibilidade de um devir-criança. Tem-se como resultado uma escrita que fala sobre modos de cuidar e produzir saúde no contemporâneo.

Palavras-chave : Clínica de uma Vida; Educação em saúde; Medicalização; Oficinaulas.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832017005014105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Logo PNG 03