Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem

FREITAS, Maria Aparecida de Oliveira; CUNHA, Isabel Cristina Kowal Olm;BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva  e  ROSSIT, Rosana Aparecida Salvador. Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem. Interface (Botucatu) [online]. 2016, vol.20, n.57, pp.427-436.  Epub 16-Fev-2016. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0391.

Trata-se da percepção de egressos acerca do trabalho docente na especialização em Enfermagem, e é parte de pesquisa, finalizada em 2013, com 29 egressos. Estudo de abordagem qualitativa com coleta de dados em duas etapas: aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas, e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada pela técnica da análise de conteúdo na modalidade temática, com identificação das Unidades de Contexto e de Registro para construção de categorias analíticas. Os resultados revelam a importância da formação pedagógica do professor universitário para compreender a relevância de seu papel de mediador de aprendizagens. Ainda há muito a se investigar sobre a formação e a prática docente no Ensino Superior, explorando trajetórias percorridas na formação, identificando lacunas e propondo caminhos de formação docente que os preparem para atender às necessidades e interesses dos estudantes do século XXI.

Palavras-chave : Trabalho docente; Educação em Enfermagem; Educação Superior.

Acesso emhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832016000200427&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt