Dossiê: Gênero, Saúde, Corporeidades (n.64)

forro

Construção do estereótipo do “macho nordestino” nas letras de forró no Nordeste brasileiro.

Resumo

BRILHANTE, Aline Veras Morais et al.


Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, n.64, pp.13-28.  Epub 18-Maio-2017. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0286.

Objetiva-se compreender a construção e as modificações da identidade de gênero masculina na Região Nordeste, com base no estudo das letras de forró. A partir das análises das canções como um território semiótico, o corpus da pesquisa conglomera letras de representantes icônicos, de cada período do forró, incluindo desde o compositor brasileiro Luiz Gonzaga até a contemporaneidade. Este corpus organiza-se nas categorias ‘Nordestinidade’, ‘Imagética Masculina’, ‘Imagética feminina’ e ‘Violência de Gênero’. Pode-se apreender que a identidade cultural do nordestino foi historicamente consolidada nos princípios patriarcais. Os discursos do forró comprovaram a adaptação desses preceitos às leis de mercado do mundo globalizado, levando, cada vez mais, a mulher a se perceber como mercadoria e a legitimar sua subordinação. Neste contexto, ressalta-se a relevância da compreensão dos símbolos culturais e de seu papel na construção das subjetividades masculinas e femininas no Nordeste brasileiro.

Palavras-chave : Identidade de gênero; Cultura; Violência de gênero.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt