v.15 n.39, out./dez. 2011

Sumário

Apresentação

Apresentação

Artigos

Educação superior no Brasil e a formação dos profissionais de saúde com ênfase no envelhecimento
Xavier, Alex da Silva; Koifman, Lilian

Discursos que formam saberes: uma análise das concepções teóricas e metodológicas que orientam o material educativo de formação de facilitadores de Educação Permanente em Saúde
Nespoli, Grasiele; Ribeiro, Victoria Maria Brant

La praxis como fundamento de una educación para la salud alternativa: estudio de investigación-acción en el Programa de Crecimiento y Desarrollo en Medellín, Colombia
Peñaranda-Correa, Fernando; Torres-Ospina, Julio Nicolas; Bastidas-Acevedo, Miriam; Escobar-Paucar, Gloria; Arango-Córdoba, Adriana; Pérez-Becerra, Fráncy Nélly

A formação pedagógica institucional para a docência na Educação Superior
Oliveira, Cláudia Chueire; Vasconcellos, Maura Maria Morita

Abordagens de ensino e pesquisa na pós-graduação em saúde: da realidade da disciplina à ‘utopia’ transdisciplinar
Castro, José Renato Gomes; Fontanella, Bruno José Barcellos; Turato, Egberto Ribeiro

O ensino de pediatria na atenção básica em saúde entre as fronteiras do modelo biomédico e a perspectiva da integralidade do cuidado: a visão dos médicos supervisores
Prearo, Alice Yamashita; Rizzato, Agueda Beatriz Pires; Martins, Sueli Terezinha Ferreira

Integração “ensino-serviço” no processo de mudança na formação profissional em Odontologia
Finkler, Mirelle; Caetano, João Carlos; Ramos, Flávia Regina Souza

Estudo qualitativo da integração ensino-serviço em um curso de graduação em Odontologia
Souza, Ana Luiza de; Carcereri, Daniela Lemos

Sociologia das profissões e percepção de acadêmicos de Odontologia sobre o Agente Comunitário de Saúde em Saúde Bucal
Moretti-Pires, Rodrigo Otávio; Lima, Levi Abraão Marinho; Machado, Maria Helena

Solicitações profissionais e sociais de professores de cursos de enfermagem no Brasil
Lima, Paulo Gomes; Santos, Patrícia Leal de Freitas

A formação ético-humanista do enfermeiro: um olhar para os projetos pedagógicos dos cursos de graduação em enfermagem de Goiânia, Brasil
Lima, Juliana de Oliveira Roque e; Esperidião, Elizabeth; Munari, Denize Bouttelet; Brasil, Virginia Visconde

Assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS): percepções de graduandos em Farmácia
Nicoline, Claudia Benacchio; Vieira, Rita de Cássia Padula Alves

Formação do psicólogo para a saúde mental: a psicologia piauiense em análise
Macedo, João Paulo; Dimenstein, Magda

Sistematização de estratégias de ensinar-aprender pesquisa na graduação
Patrício, Zuleica Maria; Silvério, Maria Regina; Ribeiro, Ivete Maria; Felisbino, Janete Elza; Brodbeck, Ingrid May; Martins, Greice Wessler Medeiros; Silva, Gilmara Medeiros Vieira da; Reis, Adriana Elias dos

Simulação como estratégia de ensino em enfermagem: revisão de literatura
Teixeira, Ilka Nicéia D’Aquino Oliveira; Felix, Jorge Vinícius Cestari

Responsabilidade social da educação superior: a metamorfose do discurso da UNESCO em foco
Calderón, Adolfo Ignacio; Pedro, Rodrigo Fornalski; Vargas, Maria Caroline

Educação a Distância (EaD) em Física Médica
Neves-Junior, Wellington Furtado Pimenta; Haddad, Cecília Maria Kalil; Sousa, Fernando Sequeira; Pisa, Ivan Torres

Espaço Aberto

Role-playing: estratégia inovadora na capacitação docente para o processo tutorial
Francischetti, Ieda; Corrêa, Ana Carolina Lemos; Vieira, Camila Mugnai; Lazarini, Carlos Alberto; Rolin, Lilian Maria Giubbina; Soares, Márcia Oliveira Mayo

Notas Breves

Conhecendo pessoas – uma ciência, uma arte: breve relato de uma experiência na graduação médica da EPM-Unifesp
Alfredo, Mario De Marco; Degiovani, Mariella Vargas; Gallian, Dante Marcello Claramonte; Lucchese, Ana Cecília

Criação

De que forma
Duarte, Renan do Espírito Santo Tobias; Inforsato, Erika Alvarez

Edições anteriores