Formação em cuidados paliativos: experiência de alunos de medicina e enfermagem

COSTA, Álvaro Percínio; POLES, Kátia e SILVA, Alexandre Ernesto. Formação em cuidados paliativos: experiência de alunos de medicina e enfermagem. Interface (Botucatu) [online]. 2016, vol.20, n.59, pp.1041-1052. Epub 03-Maio-2016. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0774.

Ganha destaque a importância da formação de profissionais capazes de lidar com a subjetividade necessária aos cuidados paliativos. Este é um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, que objetiva conhecer a experiência dos alunos de medicina e enfermagem durante atendimento a pacientes em cuidados paliativos, identificando dificuldades e aspectos formadores para esse cuidado. Destacaram-se cinco temas que compõem a experiência: mudança na percepção sobre cuidados paliativos, identificação com o paciente e a família, processo de racionalização e sensibilização, formação em cuidados paliativos e aprendizado com a prática e trabalho em equipe multidisciplinar. O estudo demonstra: a importância das atividades práticas no aprendizado em cuidados paliativos, a valorização do trabalho multidisciplinar, o sofrimento pelo processo de autoidentificação com o paciente em final de vida, e o ciclo de empatia e distanciamento resultante na maturidade emocional necessária ao paliativismo.

Palavras-chave : Ensino; Educação médica; Educação em enfermagem; Cuidados paliativos; Atitude frente à morte.

Acesso emhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832016000401041&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt