Hanseníase e práticas da comunicação: estudo de recepção de materiais educativos em um serviço de saúde no Rio de Janeiro

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Resumo

SANTOS, Adriana Kelly; RIBEIRO, Ana Paula Goulart e MONTEIRO, Simone. Hanseníase e práticas da comunicação: estudo de recepção de materiais educativos em um serviço de saúde no Rio de Janeiro. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.40, pp.205-218. Epub 19-Abr-2012. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000018.

O estudo analisa a recepção de materiais educativos por portadores de hanseníase atendidos na atenção primária de saúde no município do Rio de Janeiro. Objetiva-se identificar a visão dos pacientes sobre os materiais, os significados e as representações deste grupo sobre a doença. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em 2008, a qual adotou o referencial da produção social dos sentidos. Foi realizado um grupo focal para análise de vinte materiais destinados à população e aos pacientes. Os pacientes discutiram sobre os sintomas neurológicos, as complicações da doença e seus efeitos na vida das pessoas. Conclui-se que o uso dos materiais educativos nas atividades de grupo no serviço de saúde favorece a melhor compreensão de aspectos clínicos, psicológicos e socioculturais sobre a hanseníase, e contribui para potencializar o diálogo entre usuários e a equipe de saúde.

Palavras-chave : Estudo de recepção; Materiais educativos e de divulgação; Comunicação; Hanseníase.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832012000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt