Integração ensino-serviço e sua interface no contexto da reorientação da formação na saúde

VENDRUSCOLO, Carine et al. Integração ensino-serviço e sua interface no contexto da reorientação da formação na saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2016, vol.20, n.59, pp.1015-1025. Epub 10-Jun-2016. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0768.

Este estudo de caso, de abordagem qualitativa, objetiva analisar como os sujeitos que compõem as instâncias intersetoriais do Pró-Saúde desenvolvido no município de Chapecó, SC, Brasil, percebem a integração ensino-serviço, em âmbito das estruturas de gestão do programa e no cotidiano das ações, sinalizando sua interface na reorientação da formação em saúde. As informações foram coletadas mediante observação direta de reuniões das instâncias intersetoriais: Comitê Gestor Local e Comissão Coordenadora Geral e entrevistas com 11 membros do quadrilátero da formação em saúde das referidas instâncias, entre 2012-2013. O tratamento das informações ancorou-se na proposta operativa para análise de dados qualitativos. Os resultados expressam que essa forma de gestão e acompanhamento do Programa, somada às ações desenvolvidas, vêm consolidando a parceria entre instituição de ensino e serviços de saúde, por meio do diálogo, da negociação, do respeito às diferenças e da alteridade.

Palavras-chave : Formação de Recursos Humanos; Sistema Único de Saúde; Política de Educação Superior; Gestão em Saúde; Serviços de integração docente-assistencial.

Acesso emhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832016000401015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt