MARCO, Mario Alfredo De et al. Comunicação, humanidades e humanização: a educação técnica, ética, estética e emocional do estudante e do profissional de saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2013, vol.17, n.46, pp. 683-693. Epub 23-Ago-2013. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013005000017.
Neste artigo discutimos os conceitos de humanização e humanidades, sua relação com a comunicação na constituição do sujeito e sua importância na formação profissional, a partir de uma perspectiva do preparo de profissionais que tenham as competências para um trabalho que contemple a integração e a integralidade das práticas. É apresentada uma revisão do campo, discutindo os papéis historicamente atribuídos à natureza e à cultura na constituição do sujeito, particularmente em sua dimensão emocional e moral. É relatado um trabalho que vem sendo desenvolvido há vários anos no campo da graduação em medicina tendo como referencial conclusões que emergem deste estudo. Finaliza-se com uma reflexão crítica deste trabalho.
Palavras-chave : Humanização da assistência; Humanidades médicas; Comunicação em saúde; Educação médica.