Multiprofissionalidade e interprofissionalidade em uma residência hospitalar: o olhar de residentes e preceptores

ARAUJO, Thaise Anataly Maria de; VASCONCELOS, Ana Claudia Cavalcanti Peixoto de; PESSOA, Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes e FORTE, Franklin Delano Soares. Multiprofissionalidade e interprofissionalidade em uma residência hospitalar: o olhar de residentes e preceptores. Interface (Botucatu) [online]. In press. . Epub 23-Jan-2017. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0295.

Buscou-se compreender a percepção de residentes e preceptores sobre a multiprofissionalidade e a interprofissionalidade de uma Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar. Foi realizado um estudo com abordagem qualitativa, envolvendo o Grupo Focal como estratégia de produção de dados, apreciados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Na prática, os conceitos sobre multiprofissionalidade e interprofissionalidade ainda são fragilizados. Contudo, foram elencadas ferramentas que podem auxiliar nessa efetivação, inclusive, com vistas ao fomento do trabalho colaborativo. Há confusão e dualidade quanto ao (re)conhecimento do papel dos residentes nos cenários de prática. O preceptor consiste em um importante ator nas Residências Multiprofissionais em Saúde. Apesar dos avanços percebidos, a viabilização da interprofissionalidade ainda se configura como um desafio do setor saúde. Nesse contexto, os processos formativos contínuos, com base na educação interprofissional, constituem ferramentas estratégicas.

Palavras-chave : Trabalho em equipe; Preceptoria; Educação interprofissional; Colaboração interprofissional; Residência multiprofessional em saúde.

Acesso emhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832017005002102&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt