GOMEZ CORREA, Jaime Arturo; VILLA VELEZ, Liliana e KAMBOUROVA, Miglena. Necessidades sociais como eixo da formação médica.Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, n.55, pp. 1253-1261. Epub 18-Set-2015. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0237.
A presente reflexão pedagógica começou a partir de uma experiência acadêmica concreta que teve lugar, em 2004, na Faculdade de Medicina da Universidade de Antioquia, e foi desenvolvida com base no trabalho com os moradores da comunidade Granizal, zona rural do município de Bello, Antioquia. Propõe-se mudar o currículo atual (que tem limitações) para um currículo integrado. A principal estratégia para atingir tal mudança é priorizar as comunidades como o foco central da formação, além das aulas e os hospitais. Na comunidade, os discentes desenvolvem habilidades clínicas de reflexão e investigativas, obtendo a competência de aprender a aprender e a aprendizagem significativa. Finalmente, na comunidade, o estudante interage com uma equipe interdisciplinar, integra o conhecimento teórico-prático e básico-clínico, além da oportunidade de alcançar consciência ético-política e valores.
Palavras-chave : Currículo; Educação; Aprendizagem; Relações comunidade-instituição.