O autor responde … a esperança ainda existe

O autor responde... a esperanca ainda existe

Os discursos dos debatedores sobre o texto afirmam um pressuposto que se mostra fundamental para a compreensão e o fortalecimento da Educação Popular e Saúde (EPS), qual seja, a concepção de que é um campo em constituição que agrega saberes, fazeres, sujeitos que se movimentam em determinados espaços e, tal como diz Bourdieu1, caracteriza-se como campo de poder. Nessa perspectiva vale lembrar que, no processo de institucionalização da EPS como área técnica no Ministério da Saúde (MS), diversos recursos de poder foram colocados em cena, tais como suporte material para a organização de grupos e realização de eventos, publicações de textos nos quais os conceitos-chave da educação freiriana eram debatidos e processos constituintes de sujeitos que afirmavam posicionamentos “não apenas pedagógicos, mas também epistemológicos e ético-políticos, sustentados por fazeres e práticas situadas na luta histórica contra a opressão e a invisibilização das diversas culturas e saberes”2 (p. 2), como lembra Helena David.Ao refletir sobre o contexto de institucionalização da EPS no MS sob uma perspectiva na qual o Estado é concebido como arena política de disputa pela hegemonia de determinada concepção de mundo3, é necessário trazer à tona que as disputas sutis (como as que costumam acontecer entre diversas táticas do campo político das esquerdas) ou evidentes (como as que ocorrem entre embatedores que se colocam em polos antagônicos), que existiam no interior do MS, na estrutura governamental, nas arenas políticas institucionalizadas e nos espaços dos coletivos de participação social, apresentam reflexos na conjuntura atual, caracterizada pela fragmentação das lutas populares e a emergência das lutas identitárias.E então fica no ar a complexa questão: como produzir diálogos em cenários de disputa? Ou dizendo de outra forma, como conduzir a ação política enunciadora de transformações permeando momentos de disputa e momentos de diálogo? Quais são os seus limites ou possibilidades quando se dança conforme a música?

Acesso em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100405&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt