O cuidado longitudinal difícil de uma usuária em situação de grave cronicidade: análise de caso emblemático

JUNGES, José Roque et al. O cuidado longitudinal difícil de uma usuária em situação de grave cronicidade: análise de caso emblemático. Interface (Botucatu) [online]. In press. . Epub 20-Mar-2017. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0228.

Os problemas éticos, enfrentados pelos profissionais do nível primário, são complexos, porque surgem de situações únicas pela variedade de dimensões do cuidado. O acompanhamento de pacientes resistentes ao tratamento, difíceis de cuidar é uma dessas situações que necessita de um manejo diferenciado. Para discutir esta questão, será analisado um caso de difícil acompanhamento, relatado por uma equipe da atenção primária. O caso emergiu numa pesquisa qualitativa sobre problemas éticos realizada num município da região metropolitana de Porto Alegre. A coleta de dados foi por meio de discussões focais sobre problemas éticos, e seus cursos de solução. Para superar as dificuldades da relação terapêutica entre usuários e profissionais, os resultados apontaram para a necessidade de ampliar a compreensão das necessidades em saúde, de reconhecer o contexto relacional da aplicação dos procedimentos clínicos e a importância da experiência subjetiva do adoecimento.

Palavras-chave : Atenção primária à saúde; Necessidades e demandas de serviços de saúde; Assistência à saúde; Barreiras de comunicação; Bioética.

Acesso emhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832017005005102&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt