Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico

STELET, Bruno Pereira; ROMANO, Valéria Ferreira; CARRIJO, Ana Paula Borges e TEIXEIRA JUNIOR, Jorge Esteves. Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico. Interface (Botucatu) [online]. 2017, vol.21, n.60, pp.165-176. Epub 24-Out-2016. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0959.

O Portfólio Reflexivo tem sido aplicado como ferramenta de avaliação para estimular o pensamento crítico-reflexivo e gerar condições para o exercício de um senso ético na formação médica. O objetivo deste ensaio é analisar o Portfólio Reflexivo como dispositivo pedagógico para o exercício da narratividade na medicina. Ao produzir uma análise teórica acerca do portfólio, construímos um diálogo epistemológico entre Saúde Coletiva, Educação e Filosofia, no sentido de oferecer elementos para se pensar o exercício de tecnologias relacionais fundamentais para o cuidado em saúde. A Filosofia de Hannah Arendt potencializa este estudo, na medida em que aborda a ação narrativa numa perspectiva política. Professor e aluno (leitor e narrador) passam a estabelecer um diálogo por meio dos portfólios, permitindo desvelar desdobramentos para estampar novos significados pedagógicos ao Portfólio Reflexivo.

Palavras-chave : Educação Médica; Avaliação; Portfólio reflexivo; Narração.

Acesso emhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832017000100165&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt