Santos TLA, Penido CMF, Ferreira Neto JL. A dimensão técnico-pedagógica do apoio matricial no Núcleo de Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB). Interface (Botucatu). 2022; 26:e210810. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.210810
Resumo
O apoio matricial, organizador do trabalho do Núcleo de Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), possui uma dimensão assistencial e outra técnico-pedagógica. Este estudo objetivou analisar a dimensão técnico-pedagógica no Nasf-AB. Trata-se de uma pesquisa-intervenção participativa, em que foram realizadas observações participantes e grupos de reflexão. Pela análise temática, constatou-se que os profissionais não reconhecem prontamente a dimensão técnico-pedagógica, mas ela está presente nas práticas. Dificuldades para operar a dimensão técnico-pedagógica são relacionadas à priorização da assistência individual pelo Nasf-AB; à gestão da demanda; à participação dos ACS nas reuniões; à gestão e à gerência do processo de trabalho; às concepções sobre ensinar e aprender no matriciamento. A construção do conhecimento fora dos espaços instituídos das reuniões matriciais pode alargar possibilidades pedagógicas para ampliação da clínica.
Palavras-chave
Equipe multiprofissional; Atenção primária à saúde; Educação em saúde
Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.210810