Resumo
CASANOVA, Isis Alexandrina; BATISTA, Nildo Alves e MORENO, Lídia Ruiz.
A Educação Interprofissional e a prática compartilhada em programas de residência multiprofissional em Saúde.
Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, suppl.1, pp.1325-1337. Epub 10-Jul-2018. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0186.
O artigo tem por objetivo analisar os princípios, concepções e práticas da Educação Interprofissional, com ênfase na prática compartilhada em programas de residência multiprofissional em Saúde (PRMS) nas instituições de ensino superior (IES) do Estado de São Paulo, Brasil. Foi realizada análise documental dos projetos pedagógicos (PP), aplicação de instrumento tipo Likert e perguntas abertas a 76 residentes de 13 PRMS. A análise temática dos PP mostra ênfase na responsabilização da equipe perante os casos clínicos e planos de cuidado; centralização nas necessidades do paciente e articulação entre ensino-serviço. Os resultados do instrumento Likert evidenciam satisfação dos residentes com a formação para prática colaborativa. Na perspectiva dos residentes, os PRMS ampliam e melhoram os resultados em saúde, favorecem a atuação centrada no paciente, a identificação das necessidades de saúde e o compartilhamento de práticas e procedimentos. Dessa maneira, os PRMS são importantes no cenário de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Palavras-chave : Formação de recursos humanos; Internato e residência; Educação interprofissional.
Acesso em: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0186