A educação interprofissional e a temática sobre o envelhecimento: uma análise de projetos pedagógicos na área da Saúde

idosos

Resumo

LIMA, Rafael Rodolfo Tomaz de; VILAR, Rosana Lúcia Alves de; CASTRO, Janete Lima de  e  LIMA, Kenio Costa de.

A educação interprofissional e a temática sobre o envelhecimento: uma análise de projetos pedagógicos na área da Saúde.

Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, suppl.2, pp.1661-1673. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0466.

O artigo analisa a inserção da temática do envelhecimento e da educação interprofissional na formação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) a partir da leitura dos projetos pedagógicos dos cursos desses profissionais. A pesquisa que deu origem a este artigo é do tipo documental, com abordagem qualitativa, realizada no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Os projetos pedagógicos foram analisados com base no método da análise de conteúdo, utilizando o procedimento da análise temática em duas unidades de registro preestabelecidas: (i) competências profissionais e (ii) estrutura curricular. Como parte dos resultados, nenhum dos cursos investigados neste estudo oferta uma educação interprofissional em saúde que contemple discussões mais profundas acerca do envelhecimento.

Palavras-chave : Envelhecimento; Saúde do idoso; Educação interprofissional; Formação profissional em saúde; Saúde da família.

Acesso em : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018000601661&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt