Resumo
POLETTO, Patricia Rios e JURDI, Andrea Perosa Saigh.
A experiência de revisão das matrizes curriculares em um projeto pedagógico inovador: caminhos para fortalecer a educação interprofissional em Saúde.
Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, suppl.2, pp.1777-1786. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0819.
O presente artigo relata o processo de revisão das matrizes curriculares dos cursos de graduação da área da Saúde do campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo, no período de 2014 a 2015, pautados na educação interprofissional. Foram realizadas atividades longitudinais (ciclo de palestras com rodas de conversa) e transversais (cinco oficinas). O processo vivenciado trouxe luz aos caminhos necessários para o fortalecimento da educação interprofissional. A experiência propiciou a aproximação dos atores envolvidos na formação dos profissionais de Saúde do campus, ajustes nas matrizes curriculares dos seis cursos de graduação em Saúde e apontamento para a reformulação do programa de desenvolvimento docente, além de trazer a possibilidade de continuidade da consolidação dos princípios do Projeto Pedagógico do campus santista no caminho da educação interprofissional, com garantias de formação para a atuação em equipe e para a atenção integral à Saúde.
Palavras-chave : Formação em saúde; Currículo; Educação interprofissional; Ensino; Relações interprofissionais.