Zarpelon LFB, Batista NA. A gestão da integração ensino-serviço nas escolas médicas do Paraná, PR, Brasil. Interface (Botucatu). 2022; 26:e220089. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.220089
Resumo
Suportar a complexa rede resultante da integração ensino-serviço requer novos modelos de gestão. O objetivo deste trabalho foi analisar os processos de gestão da integração ensino-serviço nas escolas médicas do Paraná. É um estudo transversal, qualitativo, exploratório, descritivo e explicativo conduzido entre coordenadores de curso de Medicina e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados emergiram dos significados e explicações sobre o fenômeno, produzidos pela aplicação de entrevistas semiestruturadas em cinco eixos temáticos: concepções, práticas, determinantes, avaliação e gestão da integração ensino-serviço. A integração configura uma rede gestora de política cujas práticas resultam de processos gerenciais incapazes de atender às suas complexidades intrínsecas, inviabilizando o aprimoramento dos sistemas avaliativos, comprometendo a formação consentânea e sobrecarregando o sistema de saúde. O entendimento dessas redes é indispensável a uma educação médica que transcenda o aparato escolar e se baseie no Sistema Único de Saúde (SUS).
Palavras-chave
Educação médica; Integração ensino-serviço comunidade; Redes gestoras de política; Políticas públicas educacionais
Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.220089