A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discente

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Resumo

NERY, Nathalia de Moraes Lebeis; BARACAT, Emilio Carlos Elias  e  BICUDO, Angélica Maria.

A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discente.

Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, e170348.  Epub 11-Mar-2019. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.170348.

Na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, o portfólio foi implementado no Curso de Medicina em 2001, – é desenvolvido no quarto ano, quando os discentes atuam nas Unidades Básicas de Saúde. Cada portfólio é corrigido por um docente, e, após as considerações necessárias de cada tópico, atribui-se uma nota. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos discentes sobre a correção do portfólio pelo grupo docente. Trata-se de um estudo descritivo, com análise qualitativa dos dados. Foram realizadas 31 entrevistas semiestruturadas, após a devolutiva dos portfólios. Os dados foram consolidados utilizando-se a análise de conteúdo proposta por Bardin. Os alunos consideraram que a avaliação por meio do portfólio necessita ser aprimorada com definição clara dos critérios de correção. Na percepção discente, destaca-se a heterogeneidade e a subjetividade dos docentes nessa correção.

Palavras-chave : Avaliação; Educação médica; Portfólio.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832019000100218&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt