A narrativa de um percurso formativo: (re) significando a formação médica

narrativa

Resumo

FONSECA, Graciela Soares  e  SOUZA, João Victor Garcia de. A narrativa de um percurso formativo: (re) significando a formação médica.

Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, suppl.1, e180059.  Epub 04-Fev-2019. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.180059.

A necessidade de repensar a formação de profissionais de saúde, em especial médicos, vem sendo cada vez mais evidenciada. Objetiva-se relatar a experiência de um acadêmico de medicina, vinculado a uma Instituição Federal contemplada com vagas de graduação pelo Programa Mais Médicos. O estudante foi estimulado a refletir sobre sua trajetória no curso, por meio da escrita de uma narrativa. Os aspectos positivos apontados foram: desenvolvimento de postura crítica, integração de conhecimentos, presença da Saúde Coletiva desde o início do curso e o uso de metodologias ativas. Com relação às questões negativas, foram frisadas: a extensa carga horária do curso, a manutenção de avaliações tradicionais e a resistência de alguns docentes em inovar. A narrativa do estudante revela tensões, rupturas, crises e conquistas que contribuem para a compreensão do “novo” modelo de formação em medicina, e oferece subsídios para aperfeiçoá-lo.

Palavras-chave : Educação médica; Narrativa; Ensino de graduação em Medicina.

Acesso em:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832019000600501&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt