A trajetória da implantação de um internato de Saúde Mental em uma instituição de ensino superior

A trajetória da implantação de um internato em saúde mental em uma instituição de ensino superior privada 2017 0898 Felipe MM2

Resumo

FIGUEIREDO, Felipe Pinheiro de et al.

A trajetória da implantação de um internato de Saúde Mental em uma instituição de ensino superior.

Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, suppl.1, e170898.  Epub 25-Mar-2019. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.170898.

A aprovação do Programa Mais Médicos (PMM) desencadeou uma série de readequações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do ensino médico, como a inserção de um internato em Saúde Mental integrado ao serviço-comunidade. Frente a essa demanda, as instituições de ensino superior (IES) foram encorajadas a inovar em suas metodologias de ensino-aprendizagem, a fim de garantir uma formação profissional generalista, humanista e crítica. Assim, relatamos, neste artigo, a experiência de uma IES privada na implantação de um internato em Saúde Mental em consonância com as novas DCN. Apresentamos todas as etapas da implantação do internato, envolvendo a atuação de diversos atores desse processo, como estudantes, supervisores, preceptores e gestores. Mostramos que um estágio em Saúde Mental vinculado aos diferentes níveis de atenção à saúde promove condições de aprendizagem capazes de favorecer a descentralização do cuidado e a aplicação da abordagem comunitária/familiar.

Palavras-chave : Saúde mental; Educação médica; Políticas públicas em saúde.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832019000600210&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt