Resumo
FIGUEIREDO, Felipe Pinheiro de et al.
A trajetória da implantação de um internato de Saúde Mental em uma instituição de ensino superior.
Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, suppl.1, e170898. Epub 25-Mar-2019. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/interface.170898.
A aprovação do Programa Mais Médicos (PMM) desencadeou uma série de readequações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do ensino médico, como a inserção de um internato em Saúde Mental integrado ao serviço-comunidade. Frente a essa demanda, as instituições de ensino superior (IES) foram encorajadas a inovar em suas metodologias de ensino-aprendizagem, a fim de garantir uma formação profissional generalista, humanista e crítica. Assim, relatamos, neste artigo, a experiência de uma IES privada na implantação de um internato em Saúde Mental em consonância com as novas DCN. Apresentamos todas as etapas da implantação do internato, envolvendo a atuação de diversos atores desse processo, como estudantes, supervisores, preceptores e gestores. Mostramos que um estágio em Saúde Mental vinculado aos diferentes níveis de atenção à saúde promove condições de aprendizagem capazes de favorecer a descentralização do cuidado e a aplicação da abordagem comunitária/familiar.
Palavras-chave : Saúde mental; Educação médica; Políticas públicas em saúde.