A utilização da pesquisa-ação como estratégia na educação para morte neonatal: relato de experiência

Pilger CH, Cogo SB, Sehnem GD, Dias EFR, Costenaro RGS. A utilização da pesquisa-ação como estratégia na educação para morte neonatal: relato de experiência. Interface (Botucatu). 2024; 28: e240128. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.240128

Resumos

A morte é um fenômeno complexo que se refere ao término de um ciclo. Quando se fala do contexto neonatal, observa-se a dificuldade de aceitação desse evento, que está presente desde a mais tenra idade. Sendo assim, a pesquisa-ação adentra como uma metodologia pertinente à problemática, uma vez que une o problema de pesquisa e o processo educativo com o intuito de construir um aprendizado coletivo. Dessa forma, buscou-se refletir a experiência da utilização da pesquisa-ação em um estudo matricial, visando desenvolver e implementar uma intervenção educativa para a morte com profissionais de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. A utilização da pesquisa-ação auxiliou na implementação de ações educativas voltadas aos profissionais de enfermagem acerca da temática de morte em um contexto neonatal.

Palavras-chave: Morte; Atitude diante da morte; Profissionais de enfermagem; Enfermagem

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.240128