Adolescer em meio à pandemia de Covid-19: um olhar da teoria do amadurecimento de Winnicott

AdolescerAdolescer

Resumo

COSTA, Luiza Cesar Riani et al. Adolescer em meio à pandemia de Covid-19: um olhar da teoria do amadurecimento de Winnicott. Interface (Botucatu) [online]. 2021, vol.25, suppl.1, e200801.  Epub 19-Maio-2021. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/interface.200801.

Este artigo objetiva refletir, a partir da teoria do amadurecimento de Winnicott, sobre as implicações da pandemia de Covid-19 e das medidas de isolamento social para a saúde mental dos adolescentes. Algumas das vivências paradoxais dos adolescentes frente à pandemia são: necessidade de separação dos pais ou cuidadores e confinamento; necessidade de convivência grupal e isolamento social; necessidade de cuidado continuado da sociedade e fechamento ou mudanças em prioridades de atendimentos em serviços. Tal população vivencia a impossibilidade de realização dos processos saudáveis do amadurecimento, inseridos em um ambiente invasivo e pouco sustentador, o que pode provocar uma geração de adultos adoecida e caracterizada pelo desenvolvimento do falso Self. Este estudo lança luz sobre a vida ideoafetiva de uma população que tem sido pouco olhada durante a pandemia e traz importantes reflexões para as práticas interprofissionais voltadas aos adolescentes.

Palavras-chave: Adolescentes; Covid-19; Saúde mental; Psicanálise

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt