Aprendizagens com o corpo todo na (trans)formação de educadores (as) populares do Curso Livre de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS)

formadores12

Resumo

DANTAS, Mayana AzevedoSILVA, Maria Rocineide Ferreira da  e  CASTRO JUNIOR, André Ribeiro de. Aprendizagens com o corpo todo na (trans)formação de educadores (as) populares do Curso Livre de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS). Interface (Botucatu) [online]. 2020, vol.24, e190205.  Epub 17-Abr-2020. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.190205.

No intuito de reafirmar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), institui-se a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS), tendo como estratégia um curso de educação popular em saúde para trabalhadores do SUS e movimentos sociais. Objetivou-se analisar o tema das aprendizagens com o corpo todo surgido no processo formativo dos (as) educadores (as) do curso, relacionado à produção de autonomia. A formação de educadores tem atuado na lógica de prerrogativas a serem seguidas, porém, a educação popular propõe a aprendizagem como exercício da autonomia para a responsabilidade política. Neste estudo exploratório, com base na abordagem qualitativa, ancorado no estudo de caso, produzimos os dados com entrevistas em profundidade e observação participante. O curso revelou-se tecido por aprendizagens com o corpo todo que demarcaram inovações na educação em saúde, ao incluir a corporeidade, a espiritualidade, as histórias e vulnerabilidades dos (as) educadores (as), possibilitando sua (trans) formação.

Palavras-chave : Educação popular em saúde; Práticas pedagógicas; Formação de formadores; Autonomia; Integralidade.

Acesso em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832020000100230&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt