Cartas em tempos de pandemia de Covid-19: diálogos e percursos na Residência em Saúde do Trabalhador

Araujo LM, Santos AK. Cartas em tempos de pandemia de Covid-19: diálogos e percursos na Residência em Saúde do Trabalhador. Interface (Botucatu). 2023; 27:220329. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.220329

Resumos

Este artigo visa demonstrar a potencialidade metodológica do emprego do gênero textual carta pessoal para a elaboração do portfólio crítico-reflexivo no ensino em Saúde e, consequentemente, para a formação ética e implicada na Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador durante a pandemia de Covid-19. A escrita das cartas que compuseram o portfólio “Cartas em tempos de pandemia” ocorreu entre março/2020 e março/2021. As cartas, endereçadas a diversos interlocutores, permitiam refletir, de modo criativo, sobre o caminho pedagógico e percorrer processualmente as linhas de aprendizagem propostas pela Unesco: “aprender a ser, conhecer, fazer e conviver”. Por esses passos metodológicos foi possível articular memórias, histórias, afetos, conceitos e práticas envolvidos no fazer em saúde, tecendo novos conhecimentos e possibilidades técnicas no trabalho da Psicologia no âmbito da Saúde do Trabalhador.

Palavras chave
Portfólio crítico-reflexivo; Formação em saúde; Saúde do trabalhador; Cartas

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.220329