Comer, brincar, morar: reflexões acerca do cotidiano de crianças refugiadas

Nagem JCO, Cid MFB. Comer, brincar, morar: reflexões acerca do cotidiano de crianças refugiadas. Interface (Botucatu). 2025; 29: e240314. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.240314

Resumos

Esta pesquisa investigou as perspectivas de crianças em situação de refúgio sobre o cotidiano a partir do comer, do brincar e do morar. Participaram 14 crianças afegãs, em situação de refúgio e acolhidas em uma instituição no interior do estado de São Paulo, Brasil. Os resultados foram produzidos a partir do registro em diário de campo, fotografias e desenhos realizados pelas crianças e analisados por meio da análise de conteúdo temática. Ao morar, as crianças associaram elementos como avião; casas afegãs e brasileiras; e, principalmente, pessoas, apresentando o humano enquanto espaço de habitação. Ao comer, as crianças exploraram as comidas brasileira e afegã; e ao brincar, relacionaram encontros coletivos entre seus pares. A pesquisa revelou elementos sobre o cotidiano de crianças em situação de refúgio a partir de suas próprias narrativas, contribuindo, ainda, com novas questões a serem investigadas.

Palavras-chave
Infância; Refugiados; Crianças refugiadas; Cotidiano

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.240314