Souza SV, Ferreira BJ, Rossit RAS. Desafios da formação docente em cursos de Enfermagem no norte do Brasil na perspectiva da Educação Interprofissional. Interface (Botucatu). 2023; 27:e220171. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.220171
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar os desafios da formação desenvolvida pelos docentes atuantes em cursos de Enfermagem da região norte do Brasil, na perspectiva da Educação Interprofissional. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa realizada em universidades públicas. Doze docentes participaram de entrevista semiestruturada. Utilizou-se a análise de conteúdo e cinco categorias foram selecionadas: 1) Compromisso do ensino e do trabalho com a integralidade do cuidado; 2) Aprimoramento do ensino, pesquisa e extensão na perspectiva da educação interprofissional; 3) Atuação integrada entre os profissionais da Saúde; 4) Necessidade de desenvolvimento docente alinhado aos princípios da educação interprofissional; e 5) Educação Permanente em Saúde como estratégia indutora do ensino e prática interprofissional. A Educação Interprofissional é um campo robusto e complexo. Logo, é fundamental uma prática docente capaz de empreender processos formativos inovadores, induzindo mudanças que impactem positivamente a formação e o trabalho em saúde.
Palavras-chave
Educação Interprofissional; Formação profissional em saúde; Ensino de Enfermagem; Práticas interdisciplinares
Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.220171