Design thinking como estratégia para fomento à educação interprofissional em saúde em Instituição de ensino superior

Jorge MM, Santos PHF, Cauduro FLF. Design thinking como estratégia para fomento à educação interprofissional em saúde em Instituição de ensino superior. Interface (Botucatu). 2023; 27:220598. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.220598

Resumo

O objetivo da pesquisa é apresentar os resultados de uma oficina, guiada pelo design thinking (DT), realizada com estudantes da área da Saúde para a produção de ideias de fomento à educação interprofissional (EIP) em Saúde em uma Instituição de Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada em junho de 2022. A oficina pedagógica baseou-se nas fases do DT: descoberta, interpretação, ideação e experimentação, e foi apoiada pelo uso de nove estratégias. Participaram seis estudantes de Enfermagem, um estudante de Saúde Coletiva e um de Farmácia. Como resultado, dois protótipos foram criados. Verificou-se que as fases e estratégias utilizadas no DT foram oportunas e eficientes para o debate da EIP. Os protótipos elaborados serão executados em continuidade à pesquisa.

Palavras-chave
Educação interprofissional; Práticas interdisciplinares; Estudantes de ciências da saúde

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.220598