Resumo
RODRIGUES, Elisandro e DAMICO, Jose Geraldo Soares. Dispositivos pedagógicos de educação em Saúde Coletiva. Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, n.64, pp.285-294. Epub 20-Jul-2017. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0016.
Este texto versa sobre dispositivos pedagógicos de Educação e (em) Saúde, tendo como plano de fundo o tema da medicalização da vida. Inscreve-se na perspectiva teórica da Filosofia da Diferença e opera com a imagem do pensamento como produção do novo, por meio da experiência e do dispositivo pedagógico oficinaulas. Tem como método de pesquisa a Cartografia. Apresenta-se a ideia-força de Clínica de uma Vida, como uma operação micropolítica, para movimentar os processos imanentes na Saúde e na Educação. Finaliza-se trazendo como processo de pensamento três instantes: o Instante Utópico, como sustentação das pequenas luzes; Instante Quaisquer, de produção de estilhaços; e Instante Ludopedagógico, como possibilidade de um devir-criança. Tem-se como resultado uma escrita que fala sobre modos de cuidar e produzir saúde no contemporâneo.
Palavras-chave : Clínica de uma Vida; Educação em saúde; Medicalização; Oficinaulas.