Resumos
Este estudo qualitativo multicêntrico objetivou compreender como as dificuldades no processo de trabalho foram percebidas e sentidas por trabalhadores de saúde bucal (cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares) em termos éticos e de saúde mental no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Realizou-se a análise textual discursiva das respostas de 2560 trabalhadores a três questões abertas de um websurvey, entre agosto e outubro de 2020, na região sul do Brasil. As principais dificuldades do processo de trabalho foram: compreensão sobre suspensão dos atendimentos eletivos e priorização de urgências; acesso aos serviços; e implementação de protocolos de biossegurança. As dificuldades tornaram-se base para alguns problemas éticos: incertezas na priorização de casos, riscos aumentados e condutas profissionais heterogêneas. O sofrimento dos trabalhadores foi explícito: angústia por cobranças da população, medo pela situação da pandemia, situação de exaustão no trabalho e descaso da gestão.
Palavras-chave
Saúde bucal; Serviços de saúde; Profissionais da saúde; Ética; Covid-19
Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.240154