Docência, Pró-Saúde e PET-Saúde: narrativas de um fazer interprofissional

Docência Pró Saúde e PET Saúde narrativas de um fazer interprofissional 2017 0728 Geovannia Ed Interprof

 

Resumo

SANTOS, Geovannia Mendonça  e  BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva.

Docência, Pró-Saúde e PET-Saúde: narrativas de um fazer interprofissional.

Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, suppl.2, pp.1589-1600. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0728.

Políticas indutoras como o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) configuram espaços para aprendizagem da docência. Neste sentido, o presente artigo assume como objetivo caracterizar as trajetórias, concepções e expectativas de professores atuantes no Pró-Saúde e PET-Saúde da Universidade Federal de São Paulo. A produção dos dados compreendeu entrevistas narrativas com 13 professores. A partir das análises empreendidas, reconhece-se o Pró-Saúde e PET-Saúde como “espaços de formação docente”, não se configurando, todavia, em “territórios reconhecidos e valorizados de formação de professores”. Esta pesquisa permite mapear pistas para o redimensionamento de propostas de formação de professores da área da saúde, a partir dos itinerários de aprendizagem narrados que conduziram os participantes desse estudo a docências colaborativas, interprofissionais, críticas, implicadas socialmente e referenciadas nas necessidades dos sujeitos.

Palavras-chave : Educação superior; Saúde; Políticas Públicas; Docência; Narrativas.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018000300951&lng=es&nrm=iso&tlng=pt