Lima LV, Pavinati G, Marcon SS, Baldissera VDA, Magnabosco GT. Educação sexual com adolescentes no contexto familiar à luz da (anti)dialogicidade freireana. Interface (Botucatu). 2023; 27:e220651. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.220651
Resumo
Este estudo buscou compreender, sob a perspectiva de adolescentes, os diálogos sobre sexualidade no contexto familiar. Desenvolveu-se um estudo descritivo-exploratório qualitativo ancorado no referencial dialógico de Paulo Freire. Os dados foram coletados por questionário on-line, pela técnica snowball , com 13 adolescentes de 14 a 19 anos de um município sul-brasileiro. Com as respostas, procedeu-se à construção de corpus textuais para a análise lexicográfica. As discussões sobre sexualidade no contexto familiar ocorreram de forma dialógica e antidialógica. A dialogicidade relacionou-se a sentimentos de confiança e afinidade, sobretudo com a mãe, enquanto a antidialogicidade se atrelou a situações de preconceito e conservadorismo mais evidentes no pai. Apreendeu-se que o contexto dos diálogos sobre sexualidade no ambiente familiar é influenciado por aspectos afetivos, culturais, sociais e religiosos.
Palavras-chave
Adolescente; Família; Sexualidade; Educação sexual; Educação
Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.220651