Mindfulness na Educação e Paulo Freire: uma abordagem reflexiva

Terzi AM, Matos DP, Rodrigues ML, Demarzo M. Mindfulness na Educação e Paulo Freire: uma abordagem reflexiva. Interface (Botucatu). 2020; 24:e200015. Doi: https://doi.org/10.1590/Interface.200015

Resumo
Este ensaio traz uma reflexão teórica sobre a possível proximidade conceitual entre a aplicação contemporânea de Mindfulness (Atenção Plena) na Educação e as propostas educacionais de Paulo Freire. O estudo consegue aproximar os conceitos de Freire do quadro referencial da Atenção Plena, por meio de conceitos como “abertura ao novo” e “curiosidade crítica”, relacionados a certo tipo de desenvolvimento da consciência (awareness). Conclui-se que as contribuições da Atenção Plena para o processo educacional, conforme entendido por Paulo Freire, relacionam-se à capacidade de desenvolver um estado de presença que traga mais consciência aos estados mentais e emocionais, além de levar a ações conscientes em oposição a ações inconscientes. Consciência, conceito próximo ao de reflexão-ação em Freire, torna-se, portanto, uma palavra-chave para a transformação em direção à diminuição do sofrimento mental, emocional, físico e social/interpessoal, tanto em Freire quanto no Mindfulness.

Palavras-chave
Mindfulness; Meditação; Paulo Freire; Educação

Acesso em: https://doi.org/10.1590/Interface.200015