Resumo
SOARES, Amanda Nathale; GAZZINELLI, Maria Flávia and SOUZA, Vânia de. Experimentações de educação e saúde: mapeando a produção de sentidos na pós-graduação em Enfermagem. Interface (Botucatu) [online]. 2020, vol.24, e190675. Epub Mar 23, 2020. ISSN 1807-5762. https://doi.org/10.1590/interface.190675.
Trata-se de uma pesquisa-interferência cartográfica realizada com o objetivo de cartografar as possibilidades de experimentações desenvolvidas por estudantes de pós-graduação stricto sensu em Enfermagem produzirem novos sentidos no campo de interseções entre educação e saúde. As experimentações foram desenvolvidas durante a disciplina “Teorias do Conhecimento e da Educação nas Práticas Educativas em Saúde”, ofertada na Universidade Federal de Minas Gerais. Neste artigo são apresentadas duas experimentações: uma inspirada nos conceitos de Dewey, com o tema internação psiquiátrica, e outra nos princípios de Paulo Freire, com a temática processo saúde-doença. As experimentações contribuíram para aproximar teoria e prática, ampliar as possibilidades de intervenção e problematizar a prática profissional. As contribuições produzidas pelas experimentações requerem um investimento diário para fazerem rachar os estratos que insistem em hierarquizar a circulação da vida e o modo de a subjetividade estar no mundo.
Palavras-chave: Enfermagem; Educação de pós-graduação em Enfermagem; Educação em saúde.