Fatores presentes na satisfação dos usuários na Atenção Básica

Resumo

VIEIRA, Neiva Francenely Cunha et al. Fatores presentes na satisfação dos usuários na Atenção Básica. Interface (Botucatu) [online]. 2021, vol.25, e200516.  Epub 08-Jan-2021. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/interface.200516.

Trata-se de uma revisão integrativa de 11 artigos científicos selecionados sobre satisfação dos usuários, por meio dos dados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), publicados no período de 2012 a 2018. O material textual foi processado pelo software IRaMuTeQ®. A análise textual produziu sete classes que geraram três categorias: Organização e coordenação do cuidado – equipe de apoio matricial, procedente das classes 5, 6 e 1; Satisfação do usuário – marcação de consulta e atendimento das classes 2 e 7; Indicadores socioeconômicos e diferenças regionais das classes 3 e 4. Os fatores presentes na satisfação dos usuários foram acessibilidade, continuidade do cuidado, longitudinalidade, integralidade e resolubilidade, considerados atributos importantes na reorientação da organização dos serviços e das práticas dos profissionais.

Palavras-chave : Atenção primária à saúde; Avaliação em saúde; Satisfação do paciente.

Acesso em: https://www.scielo.br/pdf/icse/v25/1807-5762-icse-25-e200516.pdf