Resumo
CAPOZZOLO, Angela Aparecida et al.
Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiência.
Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, suppl.2, pp.1675-1684. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0679.
Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar uma experiência de formação interprofissional que ocorre desde 2008, envolvendo estudantes do terceiro ano de graduação dos cursos de Educação Física, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional de uma universidade pública. Ao longo do semestre, equipes mistas de estudantes, supervisionadas por duplas de docentes, também de diferentes áreas profissionais, realizam atendimentos semanais e elaboram projetos de cuidado para pessoas/grupos selecionados por equipes dos serviços. A metodologia utilizada envolveu a produção de narrativas de situações marcantes vivenciadas por docentes nas atividades de ensino, das quais foram discernidas questões que têm se colocado nesta proposta de formação. A discussão de tais questões indicou as potencialidades de intervenções em comum e os desafios da supervisão docente para sustentar a experiência dos estudantes e possibilitar a constituição de uma clínica que valorize a perspectiva dos usuários.
Palavras-chave : Cuidado em saúde; Supervisão; Equipe interdisciplinar; Educação profissional; Docência.