Gênero e sexualidade no currículo médico: a perspectiva de professories de um curso de graduação em Medicina

Nascimento A, Machin R. Gênero e sexualidade no currículo médico: a perspectiva de professories de um curso de graduação em Medicina. Interface (Botucatu). 2024; 28:e220628. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.220628

Resumo

O conhecimento e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à abordagem de gênero na formação médica são fundamentais para o exercício do cuidado integral. Enfocamos o ensino dos temas gênero e sexualidade na graduação de um curso de Medicina sob a perspectiva docente. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou a entrevista semiestruturada para construção dos dados empíricos. Em 2022, foram realizadas 16 entrevistas com responsáveis por disciplinas/unidades curriculares de diversas especialidades médicas de um curso de graduação em Medicina no estado de São Paulo. Apesar do reconhecimento da importância na formação, vigora ainda uma abordagem biomédica e/ou patológica das temáticas de gênero e sexualidade no currículo. Como dificuldades, destaca-se o reconhecimento da questão geracional pela falta de habilidade para lidar com os temas e a pouca interação entre especialidades médicas.

Palavras-chave
Ensino médico; Medicina; Gênero; Sexualidade; Minorias sexuais e de gênero

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.220628