Gestão do absenteísmo na Atenção Primária em cidade brasileira de médio porte

Morais RM, Sisdelli MF, Ferreira GSA, Costa AL. Gestão do absenteísmo na Atenção Primária em cidade brasileira de médio porte. Interface (Botucatu). 2023; 27:e220197. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.220197

Resumo
Sob a ótica do absenteísmo, este artigo descreve e analisa o processo de agendamento e atendimento de consultas médicas para o município de Ribeirão Preto, SP, Brasil. A partir dos mapas dos processos de agendamento e atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS), foram realizadas entrevistas com coordenações da Secretaria Municipal de Saúde e gerentes de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF). Em uma abordagem qualitativa, foram identificadas as características, peculiaridades e possibilidades de estruturação no agendamento e atendimento à população. Os resultados são apresentados de modo analítico nos seguintes tópicos temáticos: gestão da agenda, acolhimento, tecnologias de informação e comunicação, modelo de unidade, pronto atendimento, infraestrutura e recursos humanos. Os resultados deste trabalho poderão auxiliar gestores municipais em processos de avaliação e melhoria contínua na rede de APS.

Palavras-chave
Gestão em saúde; Acesso aos serviços de saúde; Atenção Primária; Consultas médicas; Absenteísmo

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.220197