Resumo
SILVA, Poliana Avila et al. Governança e educação permanente em saúde: avaliação de mecanismos, contextos e resultados no Projeto Apoiadores. Interface (Botucatu) [online]. 2020, vol.24, e190514. Epub 29-Maio-2020. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/interface.190514.
O estudo objetivou avaliar os mecanismos, contextos e resultados do apoio institucional do estado do Paraná relacionados com a governança em saúde. Trata-se de pesquisa avaliativa, qualitativa, ancorada na avaliação realista. Foram realizados 15 grupos focais com 83 gestores municipais de saúde e seis apoiadores regionais. Os dados foram organizados em matriz avaliativa e analisados segundo os preceitos da governança em saúde e Educação Permanente em Saúde (EPS). Procurou-se suscitar governança a partir das diretrizes de trabalho do referido projeto. Contextos habilitantes e restritivos foram evidenciados, bem como seus resultados. A EPS e o apoio institucional aos Conselhos Regionais dos Secretários Municipais de Saúde foram importantes diretrizes que desencadearam a governança colaborativa em distintos espaços da gestão em saúde.
Palavras-chave : Gestão em Saúde; Governança; Educação continuada