Governança e educação permanente em saúde: avaliação de mecanismos, contextos e resultados no Projeto Apoiadores

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Resumo

SILVA, Poliana Avila et al. Governança e educação permanente em saúde: avaliação de mecanismos, contextos e resultados no Projeto Apoiadores. Interface (Botucatu) [online]. 2020, vol.24, e190514.  Epub 29-Maio-2020. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.190514.

O estudo objetivou avaliar os mecanismos, contextos e resultados do apoio institucional do estado do Paraná relacionados com a governança em saúde. Trata-se de pesquisa avaliativa, qualitativa, ancorada na avaliação realista. Foram realizados 15 grupos focais com 83 gestores municipais de saúde e seis apoiadores regionais. Os dados foram organizados em matriz avaliativa e analisados segundo os preceitos da governança em saúde e Educação Permanente em Saúde (EPS). Procurou-se suscitar governança a partir das diretrizes de trabalho do referido projeto. Contextos habilitantes e restritivos foram evidenciados, bem como seus resultados. A EPS e o apoio institucional aos Conselhos Regionais dos Secretários Municipais de Saúde foram importantes diretrizes que desencadearam a governança colaborativa em distintos espaços da gestão em saúde.

Palavras-chave : Gestão em Saúde; Governança; Educação continuada

Acesso em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832020000100238&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt