Implantação e desenvolvimento do curso de Medicina em Parnaíba (PI), Brasil, a partir do Programa Mais Médicos para o Brasil

ensino

Resumo

PEDROSA, José Ivo dos Santos.

Implantação e desenvolvimento do curso de Medicina em Parnaíba (PI), Brasil, a partir do Programa Mais Médicos para o Brasil.

Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, suppl.1, e180012.  Epub 04-Fev-2019. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.180012.

A implantação do curso de Medicina em uma cidade do Nordeste do Brasil, para expansão e descentralização dessa formação, resultado da política pública Mais Médicos para o Brasil, compreende o processo de institucionalização considerando aspectos culturais e organizacionais que facilitam ou dificultam a efetivação de práticas inovadoras. O estudo analisou o processo de implantação segundo as seguintes categorias-chaves: projeto pedagógico; integração ensino e serviço; desenvolvimento docente; e infraestrutura. Os resultados permitiram visibilidade de elementos facilitadores e barreiras que dependem do movimento entre o instituído, o instituinte e o processo de institucionalização da proposta. Considera-se que uma estratégia para maior viabilidade se encontra nos movimentos autônomos desencadeados por sujeitos comprometidos com os objetivos do curso e instituições envolvidas que operam no sentido de tornar real o que ainda se encontra no plano da legislação e das intenções.

Palavras-chave : Ensino em saúde; Expansão de cursos médicos; Análise institucional.

Acesso em : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832019000600206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt