Inserção de um grupo virtual na rede social de apoio ao aleitamento materno exclusivo de mulheres após a alta hospitalar

Inserção de um grupo virtual na rede social de apoio ao aleitamento materno exclusivo de mulheres após a alta hospitalar 2019 0688 Caroline 3T20

Resumo

CABRAL, Caroline Sousa et al. Inserção de um grupo virtual na rede social de apoio ao aleitamento materno exclusivo de mulheres após a alta hospitalar. Interface (Botucatu) [online]. 2020, vol.24, e190688.  Epub 22-Abr-2020. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/interface.190688.

Apesar dos benefícios do aleitamento materno exclusivo para a saúde materno-infantil, sua interrupção precoce ainda é muito frequente. O período após a alta hospitalar é o momento em que a mulher se depara com a maioria das dificuldades, sendo importante fortalecer as ações de apoio à amamentação. Este trabalho teve por objetivo desvelar as contribuições da inserção de uma comunidade virtual na rede social de apoio ao aleitamento materno exclusivo de mulheres após a alta hospitalar. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em um grupo privado da rede social Facebook, gerenciado por profissionais de saúde, utilizando-se como referencial metodológico a Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade. O grupo foi um instrumento de promoção de diálogo e interação entre mulheres a partir de experiências contextualizadas com a realidade, propiciando a construção de novas relações interpessoais e ampliando suas redes sociais de apoio.

Palavras-chave : Aleitamento materno exclusivo; Apoio ao aleitamento materno; Mídia social; Apoio social; Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade.

Acesso em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832020000100232&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt