Integração ensino-serviço: a experiência como estratégia formativa em saúde

Rodrigues AP, Dalbello-Araújo M, Lazarini WS. Integração ensino-serviço: a experiência como estratégia formativa em saúde. Interface (Botucatu). 2024; 28: e230381. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.230381

Resumos

A formação em Saúde no Brasil construiu uma prática desarticulada da realidade, mas a integração ensino-serviço tem se mostrado potente diante desse problema. Analisou-se a influência da participação de profissionais de saúde em iniciativas de integração ensino-serviço na formação e seus reflexos na prática. Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, com entrevista de oito profissionais, utilizando a técnica de entrevistas narrativas e “Análise de Conteúdo”. Duas categorias emergiram: “A importância dos cenários reais para a formação em Saúde” e “O trabalho em equipe e a necessidade do desenvolvimento de competências colaborativas”. O mergulho na experiência oportunizou a obtenção de conhecimentos que extrapolam os recursos que um currículo tradicional pode ofertar.

Palavras-chave
Capacitação profissional; Prática profissional; Aprendizado baseado em problemas; Sistema único de saúde; Política de saúde

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.230381