Mobilizando estudantes em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS): experiências interprofissionais do VER-SUS – Sobral, CE, Brasil

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Resumo

AMARAL, Vitória Ferreira do et al.

Mobilizando estudantes em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS): experiências interprofissionais do VER-SUS – Sobral, CE, Brasil.

Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, suppl.2, pp.1787-1797. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0715.

Trata-se de um relato das experiências do projeto VER-SUS no período de 2012 a 2016 no processo de formação interprofissional dos acadêmicos da área da Saúde e afins, no município de Sobral (CE). Os eixos analíticos abrangeram: construção histórica e social do VER-SUS e a experiência interprofissional no VER-SUS. Ao longo desse percurso temporal, aconteceram seis edições do projeto, que, por meio de rodas de conversas, oficinas de desenvolvimento interprofissional e devolutivas das imersões nos territórios e serviços de saúde, possibilitaram uma formação dialógica e horizontal acerca da realidade do SUS. Assim, o VER-SUS/Sobral mostrou-se uma estratégia potente por estimular a interprofissionalidade e o desenvolvimento de expertises do trabalho em saúde entre graduandos e o serviço. Para tanto, essas experiências proporcionaram espaços dialógicos para a (re)construção do saber.

Palavras-chave : Sistema Único de Saúde; Educação superior; Relações interprofissionais.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018000601787&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt