O racismo e o sexismo na trajetória das estudantes de Medicina negras: uma revisão integrativa

Martins MTSL, Taquette SR. O racismo e o sexismo na trajetória das estudantes de Medicina negras: uma revisão integrativa. Interface (Botucatu). 2024; 28:e230343. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.230343

Resumos

Alunas negras do curso de Medicina são minoria e enfrentam diversos obstáculos durante a formação por serem mulheres negras. Objetivou-se sintetizar o conhecimento produzido em estudos empíricos sobre a discriminação racial e de gênero que sofrem estudantes de Medicina negras no curso. Realizamos uma revisão integrativa nas bases de dados do PubMed e BVS. Foram analisados em profundidade cinquenta estudos classificados em três categorias temáticas: I- O preconceito racial sistêmico-estrutural e estruturante; II- O racismo como um dos fatores da iniquidade na educação médica; e III- O racismo genderizado vivenciado pelas estudantes negras. Concluiu-se que, nas escolas médicas, um espaço social com baixa diversidade étnica/racial e atravessado pelo racismo estrutural, as estudantes negras são discriminadas pela intersecção das dinâmicas de raça, gênero e classe social.

Palavras-chave
Desigualdade; Estudantes; Medicina; Racismo; Sexismo

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.230343