Práticas de cuidado extramuros nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas: a ocupação cidadã.

PraticasDeCuidado

Resumo

FONSECA, Rafaela M. A. Martins  e  GALLASSI, Andrea Donatti. Práticas de cuidado extramuros nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas: a ocupação cidadã. Interface (Botucatu) [online]. 2021, vol.25, e200369.  Epub 19-Abr-2021. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/interface.200369.

Este artigo tem por objetivo investigar as práticas extramuros realizadas pelos profissionais que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPSad) do Distrito Federal (DF). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório e descritivo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada e questionário sociodemográfico e ocupacional com 48 profissionais que atuam nos sete CAPSad do DF. Adotou-se a análise de conteúdo de Bardin e de forma complementar o software NVivo. Constatou-se que os profissionais realizaram práticas extramuros inovadoras e exitosas, como: “Loja de rua”, “Jardim comunitário”, “Clube de corrida”, atividades esportivas, de geração de renda, participações políticas, de arte, lazer e cultura. No entanto, ainda são escassas as ações de cuidado extramuros de forma sistemática, sendo a maioria temporária. É imprescindível que trabalhadores sejam capacitados e tenham condições para atuar extramuros.

Palavras-chave : Saúde Mental; Práticas interdisciplinares; Território sociocultural; Colaboração intersetorial; Redes comunitárias.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100232&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt