Quadrinhos como linguagem para o processo formativo de corpos

Mecca R, Liberman F. Quadrinhos como linguagem para o processo formativo de corpos. Interface (Botucatu). 2024; 28: e240047. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.240047

Resumos

O processo formativo é considerado a criação contínua de formas somáticas ao longo da existência para fazer presença, para responder aos acontecimentos e para ampliar a função da vida em seu processo evolutivo. Dispõe de uma prática corporal fortemente baseada em imagens, uma vez que se inclui ver e trabalhar em processo e como realidade somática por meio de imagens gráficas e vídeo. Neste texto, discorremos sobre o uso da linguagem das histórias em quadrinhos (HQ) para cartografar o processo formativo de corpos, que emergiu do trabalho realizado pelo Laboratório do Processo Formativo durante a pandemia de Covid-19 em grupos on-line, diante da necessidade urgente de mutação dos corpos devido a confinamento e ameaça à vida e de adaptação a um cotidiano intensamente permeado pelas telas.

Palavras-chave
Corpo; História em quadrinhos; Processo formativo; Pandemia de Covid-19

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.240047